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MODALIDADES

TREINAMENTO FUNCIONAL e LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO

Treinamento onde se trabalha gestos específicos de esportes (performance ou reabilitação) ou do cotidiano (saúde). O princípio do Treinamento Funcional é recrutar a musculatura estabilizadora do corpo trabalhando a propriocepção e não somente a musculatura superficial( Propriocepção significa condicionar o corpo a se estabilizar e corrigir sua postura automaticamente, utilizando principalmente a musculatura profunda do nosso corpo).

O treinamento é focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, que são: agachar, pular, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

Qualidades como força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação, flexibilidade e resistência são integradas de forma a proporcionar ganhos significativos de performance para o indivíduo em sua atividade específica. O treinamento funcional visa o trabalho muscular do centro para as extremidades, ou seja, a região lombo-pélvica, conhecida como Core (centro de força do nosso corpo) é à base de todos os movimentos.

levantamento de peso olímpico (LPO), um dos cargos chefes do CrossFit, tem sido cada vez mais usado, não somente no CrossFit mas em academias convencionais por profissionais especializados e em treinamento de atletas de diversas modalidades. O levantamento de peso olímpico consiste basicamente em dois movimentos: arranque e arremesso-primeiro e segundo tempo (snatch e clean & jerk). Dentre as maiores vantagens do levantamento de peso olímpico, destacamos algumas.

 

Melhora na densidade óssea

Redução de incidência de osteopenia e osteoporose: ambas caudadas por diminuição da densidade óssea. Quanto menos músculo você tiver, menos os seus óssos trabalham. Você irá perder o que não for usado, consequentemente perdendo material ósseo. A medicina atual acredita nos benefícios do treinamento de força e muscular tanto para a prevenção de perda óssea como para a provável reconstrução de novos ossos. O trabalho de fortalecimento da musculatura através do levantamento de peso irá prevenir osteoporose e outras doenças relacionadas à diminuição de densidade óssea.

Prevenção de lesões

Muitos podem pensar que levantamento de peso olímpico é perigoso e talvez muito difícil de ser executado. Na verdade, quando você consegue desenvolver e melhorar a sua flexibilidade, coordenação, equilíbrio, e outras habilidades físicas necessárias para a prática do LPO, a lógica é que futuras lesões poderão ser prevenidas. Por exemplo, todos nós executamos movimentos de “arremesso”(clean) diariamente, seja ao levantar uma criança do chão, pegar um saco de lixo ou de compras. Segundo ortopedistas e médicos em geral, as lesões mais comuns estão relacionadas com a coluna, dor nas costas, etc. Isso também pode ser consequência de um “core” (região central do nosso corpo, incluindo a região abdominal e lombar) fraco, o que pode ser melhorado e fortalecido com a execução de LPO. Outros motivos de lesão podem ser mecânica corporal incorreta, falta de coordenação e falta de flexibilidade, dentre outros. A medida que as pessoas envelhecem, há um aumento na incidência de lesões consequentes de queda. Existem formas de prevenir danos no futuro dependendo do que você faz hoje. O CrossFit claramente demonstra isso através da sua divisão master, aonde muitos praticantes acima de 60 anos de idade demonstram estar fortes, saudáveis, bem condicionados e em controle de suas habilidades físicas.

Melhora na sua saúde e nível físico em geral

No CrossFit, trabalhamos todas as nossas 10 habilidades físicas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, equilíbrio, potência, velocidade, agilidade, coordenação e precisão. O levantamento de peso olímpico consegue trabalhar várias dessas habilidades físicas ao mesmo tempo. Velocidade e força trabalham juntas, já que você precisa conseguir levantar a barra enquanto mantém uma velocidade elevada. O LPO te obriga a contrair suas fibras musculares mais rápido. Coordenação é uma habilidade básica na execução de um movimento de LPO. Sem coordenação sua execução se torna praticamente inviável. Equilíbrio, que é necessário para que o praticante consiga manter o seu centro de gravidade sobre a base, é absolutamente necessário na execução de qualquer movimento de LPO. Precisão também é uma habilidade muito utilizada já que você precisa estar atento no movimento da barra com relação ao movimento do seu corpo durante a execução do LPO.

Perda de gordura e aumento de massa magra

Um estudo realizado pelo American College of Sports Medicine, comparou o nível de energia utilizado durante e depois exercícios de contração lenta com exercícios de explosão, que utilizam mais fibras musculares. Os resultados consistentemente mostraram que os exercícios de explosão exigem mais energia e portanto mais calorias são queimadas durante e após o exercício. Além disso, a reposta neuro-endócrina, que é a resposta na produção hormonal do seu corpo em relação ao exercício, é muito eficiente durante um treinamento de CrossFit e de LPO, que utilizam movimentos multiarticulares. Essa resposta não é igualmente eficiente durante a execução de exercícios uniarticulares ou em máquinas convencionais de academia pois a intensidade gerada é muito pequena, assim como o percentual de massa corporal envolvido. Isso resultará em ganho de massa muscular de forma natural e equilibrada, além de aumento na força física, que pode ser aplicada no seu dia a dia fazendo com que os seus movimentos diários se tornem mais eficientes e mais rápidos.

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